shutterstock_175196324

A identidade digital é a marca pessoal de cada um. Como somos percebidos após uma simples busca por nosso nome no Google pode ser determinante para o início de um relacionamento profissional ou o fechamento de um negócio. E hoje, mais do que nunca, podemos ser avaliados por todos, sem saber se uma opinião será ou não decisiva.

No campo corporativo, é necessário entender as características da empresa e definir qual a mensagem seus canais oficiais na rede querem transmitir. A Casa dos Ventos, empresa líder no desenvolvimento de parques eólicos no Brasil, conta com a nossa parceria para se tornar líder também em sua reputação digital. O desafio: conversar com interlocutores diversos, de investidores a cidadãos de regiões nas quais a empresa possui empreendimentos.

Lucas Araripe - Diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos
Lucas Araripe – Diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos

“Para nós, o primeiro exercício foi definir o nosso storytelling para, a partir daí, saber como conversar com nossos stakeholders. Somos uma empresa nacional atuando fortemente neste momento em uma região específica do país, que lida com um ativo (projetos eólicos) que, por si só, pode transmitir diversas mensagens: desenvolvimento social e regional, sustentabilidade ambiental, aprimoramento da matriz energética do país, entre outros”, explica o diretor de Novos Negócios da empresa, Lucas Araripe. “Ao trabalhar conteúdos que respeitam a nossa identidade digital, conseguimos fazer com que cada interlocutor entenda o valor da energia eólica, o território no qual queremos estar posicionados”, completa.

A lógica é que a partir disso, cada público pode se identificar com um aspecto das histórias contadas pela empresa, para então, opinar e participar dos canais oficiais. Sabendo disso, a companhia renovou seu site corporativo em um novo ativo que dialoga com todos os seus stakeholders, além de se posicionar também nas mídias sociais, produzindo conteúdo próprio ou compartilhando notícias do interesse de seu público no Facebook, Linkedin e Twitter. Hoje, ao procurarmos por “Energia Eólica” ou “Eólica” no Google, seu principal território de interesse, a empresa é em primeiro lugar nos resultados da primeira página, o que a posiciona como uma das principais autoridades sobre o tema também na internet.

A identificação da empresa com o território no qual deseja estar inserida é o que direciona o objetivo final da comunicação. Para o diretor da empresa, “um mundo onde as energias renováveis sejam prioridade e estejam sempre em crescimento é onde queremos viver, pois traz benefícios a todos. O impacto desse movimento em nossa reputação é evidente e faz com que outros stakeholders estratégicos tenham acesso a informações de nossos projetos e modo de trabalho”.

Visto dessa forma, o trabalho de identidade digital é o primeiro passo para influenciar e consolidar quem é você na rede. Ao entender que a linha entre o offline e o online já não existe, esse trabalho se transforma no pilar da gestão da reputação de qualquer marca.